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Guia de Raid para Iniciantes

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Mensagem por [Admin] 007 Sex Jun 13, 2014 4:05 pm

Atenção, as informações contidas nesse tópico são de autoria  do player Naphamí e todos os créditos vão para o seu criador. O tópico original pode ser acessado em : http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/4081814168

Muita gente acha que raid é coisa de outro mundo, que é algo simplesmente impossível de ser feita. Bem, nesse post eu vou explicar (ou tentar) como funcionam basicamente as raids e como classificar as dificuldades dos encontros. A ideia central é da uma noção geral de o que é uma raid e seus aspectos, se tiver algo que tenha me equivocado, por favor me corrija, que vou editar assim que vê. Vamos lá?

I - Aspectos Gerais
II - Stup
III - Luta de Trash
IV - Luta de Boss
V - Outros aspectos
VI - Dicas para Raidar melhor
VII - Outras nomenclatura
VIII - Dicas de convivência
IX - Observações

I - Aspectos Gerais

Bem, primeiramente vamos entender o que é uma raid e como funciona: As raids são áreas que abrangem entre 10 e 25 pessoas onde existe uma série de monstros elites (a partir e agora chamados de Trash Mobs) e onde existem monstros elites tipo caveira (a partir de agora chamados de Boss/Chefes) onde dropam os melhores itens do jogo. A raid é dividida de acordo com o número de encontros de Boss, portanto uma raid maior é aquela que tem a maior quantidade de Boss. Diferentemente dos mobs das dungeons heroicas, todas as puxadas de Trash Mob e Chefes (a partir de agora chamados de engages/pull) da raid devem ser planejadas cautelosamente antes de serem feitas já que caso sejam puxados de qualquer forma podem acabar matando a raid inteira (a partir de agora chamados de Wipes). Bem, entendido as nomenclaturas básicas e como identificar cada tipo de monstro vamos à formação da raid (chamado a partir de agora de Stup) e as mecânicas das lutas.


II - Setup

O Setup é a configuração que os membros da raid irão formar a quantidade de cada coisa na raid. Bem, o Setup é composto por três tipos de posições: Tank, DPS e Healer.

Tank (Tank-que): Aquela pessoa que irá tankar, ou seja leva as pancadas, tanto o Trash Mob quanto o Boss deverá ter um alto nível de armadura e habilidades de evitar dano sem falar de possuir a vida mais alta da raid. Tem uma capacidade média de sobrevivência, mas com alto valor de absorvição e um dano médio.

DPS: DPS ou Damege Per Second são as pessoas que irão dar dano nos Trash Mobs e no Boss, um dano elevado mas baixa capacidade de sobrevivência.

Healer (Ri-ler): São as pessoas que irão curar todos os membros da raid. Tem uma alta reserva de mana, capacidade média de sobrevivência mas não causam dano.

As raids são compostas de 1-3 tanks, 2-3 healres e 4-6 dps em 10-man ou 1-5 tank, 3-6 healers e 15-21 DPS em 25-man podendo variar de acordo com o que o encontro pedir. Para cada nível de luta é necessário ter um nível de equipamento, conhecimento sobre a luta  e organização, mas principalmente é necessário que todos os membros da raid estejam entrosados senão não adiantará nada ter nada do que foi dito anteriormente! E entrosamento é uma coisa que só se consegue com tempo, ou seja se sua raid nova está wipando no Morchock na primeira ou segunda semana não se desespere, é normal!

Para ter o conhecimento prévio das lutas basta lê sobre as mesmas. É possível encontrar a mecânica em vários sites tal como Wowhead, Wowgirl ou em videos espalhados pelo Youtube.

Existem dois tipos de luta: Luta de Trash e Luta de Boss.

III - Luta de Trash:

Aqui é não há subdivisão como na Luta e Boss. Antes dos tanks derem o pull, é necessário identificar qual será aquele que tomara Crowed Control (Controle de Multidão e a partir de agora chamados de CC, normalmente qualquer dano no CC quebra seu efeito) e garantir que eles não tomaram qualquer tipo de dano para evitar quebrar o CC. Em geral aqui existem mais de 4 mobs que devem ser mortos, todos elites. Para facilitar esse combate, basta da CC nos Trashs que curam e mata os outros ou o inverso, controlar os que dão dano e matar os que curam.

IV - Lutas de Bosses:

As lutas de Chefes são diferentes, tudo deve ser levado em consideração e qualquer erro pode ser fatal. Normalmente os Chefes são puxados de maneira isolada, não havendo mais de um alvo para se bater, mas não deixem de notar a sala onde ele se encontra, pois poderá haver outros mobs que não são puxados com o Boss, mas podem ser agrados no decorrer do encontro!
A dificuldade da luta é classificada de acordo com a quantidade de coisas que devem ser feitas durante o combate, as lutas se subdividem em quatro de acordo com a importância de cada aspecto. Estes são: Cut, Movement, Dano e Add Control. Lembrando que os Bosses mais difíceis são aqueles que envolvem 3 ou mais desses aspectos completamente na luta.

Luta de Cut:  São lutas que o principal aspecto da luta é interromper as magias conjurada pelo Boss. Caso as magias não sejam interrompidas irão wipar a raid. A exemplo: Maloriak

Luta de Movement: São lutas que o mais importante é não errar a movimentação. Aqui o importante é desviar/permanecer das/nas áreas marcadas, desviar de dano desnecessário ou movimentar o Boss. A exemplo: Atramedes

Luta de Damage/Dano: São lutas em que o essencial é dar dano ou controlar o dano dado. A exemplo: Nefarian e Petchwerk

Luta de Add Control: O principal aqui é controlar os adds que irão nascer no decorrer da luta, caso os adds não sejam mortos ou kitados irão wipar a raid. A exemplo: Cho'gall

V - Outros aspectos

Bem, cada Boss possui certas habilidades únicas que sempre serão conjuradas no decorrer da luta e em geral todos têm um Enrage time ou um Solf-enrage time que no caso do Enrage é basicamente quando o Boss cansa de brincar e resolve matar todos ou no Solf-Enrage quando fica impossível de se curar. Como o objetivo é zera o HP dos Chefes para eles morrerem o Enrange/Solf-Enrage é o tempo limite para que o Boss morra ou ele irá wipar a raid. Para o Enrage, em geral, esse tempo varia entre cinco a dez minutos. Já os Solf-Enrage é ditado pelo nível da raid, grupos de raid mais equipados e mais experientes tem um tempo mais amplo enquanto raids novas sofrem mais mais com esse tipo de Enrage.

Entendido os princípios básicos do encontro vamos ao resto. Durante o confronto com o Boss, normalmente haverá algo para ser feito. As lutas não são impossíveis ou mesmo difíceis em linhas gerais, mas requerem atenção e qualquer piscar pode ser a diferença entre superar o encontrou o uma nova tentativa. Então atenção máxima nunca é ruim durante o confronto.

Bem, durante o encontro, o Boss irá conjurar algumas magias. Essas magias podem ser acionadas pelo tempo (magic in time ou MiT) ou pela quantidade de HP perdido (Lost HP magic ou HPM). Tal informação é facilmente acessível pelo Diário de Masmorra. Tendo em vista o momento em que ele irá conjurar a magia, você deverá saber se é um dano desnecessário (chamado agora de DD) ou um dano inevitável (chamado agora de DI), caso venha a ser um DD evite-o, mesmo que tenha que parar de bater ou parar de conjurar, afinal nenhuma magia mortal é conjurada em alguém de forma inevitável. Caso seja um dano inevitável, utilize dos seus CD's defensivos, assim irá reduzir o dano que você tomará e consequentemente facilitará o trabalho dos Curandeiros, evitando assim uma possível morte. Alguns encontros tem mais de um DI (dano inevitável), então nesses casos é aconselhável que o grupo se programe e os Healers e os DPS se acertem para uns utilizarem os CD's de heal no momento mais pesado e os DPS no momento de dano mais leve ou virce-versa.

Alguns chefes invocam monstros auxiliares. São as lutas de Adds que falei mais acima. Quando eles o fazem, das duas uma: ou são para serem controlados ou são para serem mortos. Normalmente são para serem mortos os mais rápido possível. Diferentemente das lutas de trash, aqui os adds tem habilidades tão ou mais relevantes que a do Boss em si, então trate-os com a maior cautela possível e, caso seja para serem mortos, certifique-se que o sejam na maneira mais rápida que seus dedos conseguirem. Há também alguns Adds que devem ser kitados ou controlados, esses o tank deverá pegar e se certificar de tomar a menor quantidade de dano possível. Adds que não são para serem mortos ou desabilitados, normalmente tomam todo tipo de Snerff Effect (Efeitos de Impedimento) como Stun (atordoamento), Slow (lentidão), Fear (medo) etc.. Então, caso eles sejam vulneráveis a isso, cabe a todo membro da raid auxiliar com seu Snerff Effect a fim de facilitar a luta.

Já havia citado isso anteriormente, mas conhecer a mecânica da luta pode elevar o nível da Raid a outro! Saber quando o chefe toma mais dano, aonde ele conjura as magias mais perigosas, quais são os Times de seus CD's e especialmente a movimentação É a grande diferença entre vitoria e derrota. Muitas vezes wipes são ocasionados por motivos aparentemente desconhecidos ou bugs, mas em geral o grande culpado é a falta de conhecimento da mecânica conjugado com a falta de atenção. Raid é uma coisa pré-estabelecida, mas que se não feita da maneira correta (ou mais correta) irá render bons wipes e boas dores de cabeça!

VI - Dicas para Raidar melhor:

Existem vários chefes em uma raid, alguns mais fáceis outros mais difíceis. Contudo há algumas regras gerais que são vinculantes para todos os encontros. Dicas que podem salvar sua vida e quando não, facilitar a vida dos healers! Bem, vamos a elas:

Preste atenção: A mais importante de todas, e claramente a que mais auxilia todos na raid é a consentração. Todos os grupos, novatos ou veteranos, casuais ou "hardcores" morrem se os integrantes estiverem desatentos. Veja bem, você conhecer a luta de cô e salteado e executa-la com perfeição não impede que você converse com as pessoas a sua volta, mas para os iniciantes (e especialmente os homens) não façam isso pois assim como as mulheres não sabem dirigir nós não temos a capacidade inata de fazer 10 coisas ao mesmo tempo!

Coisas estranhas no chão: Sim são brilhantes, bonitas e normalmente atrativas mas são extremamente mortais! Uma coisa que vinga desde o inicio do World of Warcraft é que coisas brilhantes e bonitas que aparecem na luta normalmente não são para você ficar em cima. Em geral esses efeitos bonitos derivam de alguma magia que o Boss lançou e conseqüentemente irão te matar, portanto quando você vê algo brilhante no chão ou circulando pela arena de combate saia de cima dela, não importa o que você estiver fazendo, caso contrario é possível que você morra ou acabe matando alguém. Cuidado para não se confundir com as magias aliadas, apesar das habilidades dos chefes serem bem mais chamativas!

Jamais fique na frente do Boss: Sim, para todos, inclusive o tank que não está com o boss no momento, todos devem permanecer atrás dele, evitando assim o Cleaver (dano em área frontal) e conseqüentemente uma morte ou um dano desnecessário. Caso o Boss vire para você por qualquer motivo, corra para trás dele imediatamente. Contudo não é só por isso que se deve bater atrás do Boss! Quando você está nas costas dele as chances do Boss conseguir Aparar ou Esquivar caem monstruosamente, e caso você preencha os requisitos, jamais irá errar um golpe nele!

Ouça o comando do Raid Líder: Sempre obedeça o Raid Líder por mais estranho que seja a ordem, pois ele saberá o que está fazendo. Se não sabe, ele não deve ser Raid Lider.
Faça Silêncio: Não fique jogando conversa fora durante a luta do boss, isso irá lhe atrapalhar e atrapalhar os outros, quando tiver alguma coisa a dizer durante a luta, fale apenas se for pertinente a luta, caso contrario fale depois e deixe o raid líder falar.

Conheça a luta: Uma coisa que é aconselhável, mas não obrigatório para todos é conhecer o encontro, muitos wipes podem ser evitados caso você tenha o minimo de conhecimento dos combates. Claro que não é preciso saber de tudo, mas um conhecimento superficial da luta combinado com atenção pode valer mais do que você imagina.

VII - Outras nomenclatura:

Zergar: Usar tudo que tiver para matar mais rapidamente o alvo designado.

Dançar: Executar a movimentação de maneira eficiente.

Pull/Engage: Puxar o Boss/Trash

Adds: Monstros sumonados pelo Chefe/Boss para auxilia-los no combate.

Cast/Interrupt: Interromper a magia conjurada pelo Boss.

Popar CD's: Se valer de habilidades que tem um determinado tempo para serem re-utilizadas.

VIII - Dicas de convivência:

Bem, nunca se esqueça que um dia você já começou! Se alguem erra, tente ajuda-lo, vai ser bem melhor que critica-lo ou trolla-lo! Pense que todos ainda estamos em um processo de aprendizado e que sempre haverá gente melhor e pior que você! Raid é um desafio para ser superado em grupo, e não para ser uma ferramenta de promoção pessoal do seu ego! Sempre ajude quem precisa, todos já fomos iniciantes!

IX - Observações:

Bem,sabendo como classifica-las ficará mais fácil de identificar os encontros e conseqüentemente de superá-lo. Conheça as habilidades de seus aliados e trabalhem em grupo! Bem galera, por hora é só, espero ter ajudado : )


Se há algo que não tenho falado ou ainda que esteja errado, por favor me digam! A ideia é fazer com que as pessoas novas no jogo tenham mais facilidade de raidar!
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